Nascer, Morrer, Renascer: Ciclos Vitais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nascer, Morrer, Renascer: Ciclos Vitais

Mensagem  Admin em Seg Maio 23, 2016 8:23 am



PARTE 3


MORTE x RESSURREIÇÃO

Na morte estamos em completa inconsciência, ao menos existimos. Pela misericórdia de nosso bom deus, retornamos à existência, retornamos a ser alma. Esse retorno da alma, o ressurgimento da mesma, é o que chamamos de ressurreição.


Ressurreição da carne: Não é comum, é somente para manifestar a obra de deus (como milagre, no caso de Lázaro por exemplo), ou como prova de que deus pode nos fazer retornar da morte (como no caso de Jesus).

Ressurreição do espírito: A alma retorna a ser alma, quando deus devolve o fôlego de vida nosso a uma outra carne. É a mais comum, que acontece com todos. É a única forma de herdarmos o reino de deus, já que somente nosso espírito o pode herdar, "carne e sangue não podem herdar o reino". Herdar o reino significa herdar um local, para vocês? Releia o trecho de Nicodemos, e verifique que "o reino" é uma condição, e não um local. Quando estarmos na condição de perfeitos assim como está Jesus e os anjos, e então obtivermos os dons espirituais que já foram "provados" na época apostólica, então herdaremos o reino, isto é, estaremos na condição absoluta de "reis e sacerdotes" de Javé nosso deus. E em breve a Terra receberá esse "reino".



ECLESIASTES 3:19-22

Se esse texto se refere ao retorno da alma, então encontramos um problema aí: Os animais ressuscitarão junto com nós humanos, já que o mesmo destino está traçado para todos por igual. Certo?

Não está certo. O verso se refere à morte, e não à ressurreição/renascimento. Se na morte houvesse o inferno/paraíso, os animais também iriam para lá. MAS na morte não existe nada, e essa mesma morte sem nada é o destino tanto dos animais tanto dos homens. O que se discute aqui é DEPOIS da morte, a ressurreição.

E no verso 22 Salomão apenas diz que ninguém pode fazer o outro voltar a viver "para ver o que há de ser depois dele", não diz nada contra a reencarnação. O "voltar a viver" pelo meio do renascimento faz com que a pessoa não saiba de nada sobre a vida passada, então, não pode "ver o que há de ser depois dele".

Por outro lado, Salomão diz (sem simbologias e delongas!): "Como nu saiu do ventre de sua mãe, assim nu há de VOLTAR como veio" Eclesiastes 5:15. O mesmo que disse Jó (1:21, e ele não pecou ao dizer isso, como diz no verso 22).

COMO SEREMOS RESSUSCITADOS, SEGUNDO AS ESCRITURAS?

Paulo é claro: "Mas alguém dirá: Como são ressuscitados os mortos? e em que qualidade de corpo VEEM?
Insensato, o que tu semeias, não se vivifica sem que morra;
e o que semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o mero grão, como por exemplo, de trigo, ou de alguma outra coisa;
Deus, porém, lhe dá um corpo como lhe aprouve e a cada uma das sementes um corpo próprio."
1 Coríntios 15:35-38
Observe o verbo que ele usa: "VEEM". Esse simples verbo muda o sentido todo da frase. Ele não disse: Virão, mas, veem. A ressurreição aqui citada por Paulo ACONTECE, e não somente acontecerá, é fato do presente, e não do futuro. E ele ainda diz: "Veem", e não "voltam", se fosse "voltam" poderíamos interpretar que é o mesmo corpo, nosso, que é ressuscitado e "glorificado", mas NÃO, nos versos seguintes ele diz que esta nossa vida é apenas um grão comparado com a próxima. Ele é claro em dizer que o corpo que semeamos (o corpo que morre, volta ao solo) é diferente do corpo que irá receber nossa vida ("vivificar"). Nosso espírito será revestido por um novo corpo, não o mesmo de antes.

O PRÓPRIO JESUS ENSINOU SOBRE A REENCARNAÇÃO

E como eu já disse, Jesus ensinou claramente a reencarnação em João 3. O assunto deles não era o batismo, era mesmo a reencarnação.
Se você estivesse no lugar de Nicodemos e perguntasse a Jesus: "Mas como assim, senhor? O senhor se refere ao batismo, não é? Não é sobre reencarnação não, não é?"
Jesus responderia: "Não te maravilhes de eu te dizer: É-vos necessário nascer de novo."
O mesmo aconteceu com Nicodemos, que não cria na reencarnação, mas Jesus o disse para não se maravilhar, não se espantar com o que ele havia dito, era aquilo mesmo.
E se você continuasse como Nicodemos, duvidando, Jesus diria:
"Se vos tenho falado das coisas terrenas, e não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?"
Nicodemos, sendo mestre judeu, deveria conhecer a reencarnação (por ser uma doutrina dos fariseus da época, ao contrário do batismo), por isso Jesus disse a ele:
"Tu és mestre em Israel, e não sabes isto?"

VIDAS PASSADAS

Pouco se fala nas Escrituras de vidas passadas, e esse é o que impede muitas vezes de alguém abrir a mente para pensar em sua possibilidade. Fala muito da próxima vida, e que muitos entendem ela erroneamente, apelando ao misticismo da igreja católica de que a próxima vida só ocorre depois de uma ressurreição do próprio corpo.
Pouco se fala de vidas passadas pois na morte nossa memória da carne se apaga, então não conseguimos mais nos lembrar das vidas passadas de nosso espírito. Se não nos lembramos bem de nossa própria infância, quanto mais do que ocorreu antes de sermos gerados!

"O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas NÃO SABES DONDE VEM, nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do espírito." João 3:8
"Pois nós somos de ontem, e NADA SABEMOS, porque os nossos dias sobre a terra são uma sombra" Jó 8:8-10
"Porque a memória [dos mortos] fica entregue ao esquecimento" Eclesiastes 9:5
E João (que era reencarnação de Elias, pois segundo a profecia quem voltaria era Elias e não alguém parecido) não se lembrava da vida passada como Elias. Jesus que teve de revelar que João era Elias, que haveria de vir.
"Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá." Jó 7:9-10

MORTES PASSADAS

As Escrituras também são claras em revelar que temos várias vidas, e obviamente, mortes.
Em Salmo 9:17, por exemplo, a tradução correta reza: "Os iníquos hão de voltar para o Sheol, e todas as nações que se esquecem de Deus." Salmos 9:17
Se irão retornar ao pó, à sepultura, logo já foram para lá em uma vida passada.
Também 1Samuel 2:6: "Javé é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Sheol e faz RETORNAR A SUBIR dele." I Samuel 2:6
Se Javé faz retornar a subir da sepultura, logo já subiu em uma outra vida, isto é, renasceu.

PARTE 4

ACREDITAR NA REENCARNAÇÃO É ACREDITAR NA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL, LOGO, NA IMORTALIDADE DA ALMA?

Sim, acreditar na reencarnação é acreditar na evolução espiritual, pois a principal função dela é justamente essa.
Quando morremos, nosso espírito (energia vital) volta a Deus, e nossa carne volta ao pó.
Então o conflito maior entre autenticistas e demais mortalistas não está de como é a morte. Pois somos convictos que a alma inexiste, é inconsciente, durante a morte.

Substitua a  crença na ressurreição da mesma carne pela ressurreição em uma outra carne, e aí você estará crendo na reencarnação. Simples. O aparente conflito está na crença de como é a ressurreição, e não de como é a morte.

E sim, para se crer na reencarnação ao menos se deve crer em um espírito imortal. Isso seria, um espírito que reencarna várias vezes até chegar à perfeição. Espírito (energia vital), e não alma (energia+carne).
Não tenho o costume de dizer que a "alma é imortal" para não gerar na mente dos demais de que creio que o espírito tem uma vida separada, podendo, durante a morte, ir para o inferno, céu ou ficar rodeando a Terra sem que ressuscite. Nisso, no que os espíritas chamam de espíritos "desencarnados", o autenticismo não prega pois é puramente sem base bíblica ou até mesmo científica e lógica.

Acreditar em um espírito imortal também não é acreditar em uma eternidade de tormentos, o que também é antibíblico.

A morte eterna do espírito (o que revelaria oposição à imortalidade do espírito) não é citada nas Escrituras. O que é citada é a segunda morte, e não a morte eterna.

O QUE SERIA A SEGUNDA MORTE?

Simplesmente, e literalmente, a segunda morte em relação a nossa vida atual, isto é, a morte de nossa próxima vida.
Quando o Reino vier (condição de perfeição espiritual) à Terra, os primeiros a reencarnarem serão os merecidos do Reino, e sobre eles não haverá a segunda morte (eles não morrerão e renascerão mais). A segunda morte continua sendo uma morte, ou você não concorda comigo? Continua sendo uma morte comum: Pura inconsciência, ou mesmo inexistência da alma. Seguindo essa lógica, para onde a energia vital vai? Para deus! Seguindo essa mesma lógica, existe esperança para "as vítimas" da segunda morte? Sim, a ressurreição (que seria o renascimento). Nesse sentido, no fim desta Era será "levado pela água", como nos dias de Noé, os que ainda não alcançaram perfeição. O destino deles será a continuação dos ciclos de vida em outros locais deste universo, juntos. Se João houvesse registrado na Revelação o que iria acontecer depois da segunda morte, não renderia papéis, registrando a quantidade de mortes e ressurreições que haveria de vir! Resumiu então na simples expressão "segunda morte", dando a entender que é a nossa ("nossa" por mero costume, não desejo ela) segunda morte, não uma categoria ou tipo de morte mas a segunda morte enfatizando a ordem dos acontecimentos. Só existe um tipo de morte. Se só existe um tipo de morte, toda referência à morte na bíblia se aplica também à segunda morte, inclusive a esperança pela ressurreição.

JOÃO 3:16

Jesus foi claro: "Deus enviou seu filho único ao mundo para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna".
Você perece?
Vejamos: Quantos conhecidos seus ainda que crendo em Jesus, pereceram? Perecer significa: Ser aniquilado, acabar, deixar de existir.
Esse verbo sempre foi usado nas Escrituras sendo sinônimo de morrer, e algumas vezes adoecer.
No entanto, você conhece muitos cristãos que pereceram. Ou melhor, todos pereceram.
Os justos estão tendo o mesmo destino de sempre, perecer, como também Isaías escreveu:
"PERECE o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal." (Isaías 57:1)

Jesus não disse que o cristão não pereceria depois da ressurreição, mas sim a partir do momento que crer. Se eu começo a crer agora, eu não pereço mais.
Nisso entra o ponto de vista autenticista:
Crer em Jesus não é somente em uma vida. "Quem espera em Cristo somente nesta vida, é o mais miserável de todos os homens".
Até que creia completamente em Jesus, o espírito passou por vários renascimentos, até que os mandamentos do amor permanecerem no espírito, deus "escreva no coração sua lei".
Ao chegar nesse estágio, o espírito tende a viver uma eternidade (seria mesmo sinônimo de "sem fim"?) em uma única vida. Nesse sentido sim, o a alma não perece, pois já chegou no estágio final do "crer no único filho de deus", tem uma vida eterna.


Admin
Admin

Mensagens : 79
Data de inscrição : 22/05/2016

Ver perfil do usuário http://biblia.forumc.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum